pt en es

Bom Prato: ação de consumo consciente troca lâmpadas tradicionais por modelos de LED

Estimativa é que sejam substituídas cerca de 500 lâmpadas por dia de ação em cada restaurante Bom Prato

O Governo do Estado de São Paulo, 

Para marcar o Dia do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, uma equipe da Enel esteve em um estande na unidade Bom Prato do Brás, em São Paulo, onde realizou a troca de lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por lâmpadas novas de LED, mais econômicas e eficientes.

A iniciativa faz parte do programa de sustentabilidade Enel Compartilha Consumo Consciente. Serão trocadas até 20 lâmpadas por cliente e estima-se que sejam substituídas cerca de 500 lâmpadas por dia de ação em cada restaurante Bom Prato. O evento contou com a presença de Eduardo Barbin, chefe de Gabinete da SEDS; Solange Mello, gerente de Sustentabilidade da Enel Distribuição São Paulo; e de Frederico Rosanski, coordenador de Segurança Alimentar e Nutricional da SEDS.

Para Gilberto Nascimento, secretário estadual de Desenvolvimento Social, a inciativa da Enel na rede Bom Prato é muito importante para incluir uma população que, muitas vezes, é alijada de temas como sustentabilidade e meio ambiente. “Essa ação beneficiará a parcela mais vulnerável da nossa sociedade, ajudando cidadãos que não têm condições de adquirir uma lâmpada LED, e necessitam desse apoio e dessas informações”, afirmou.

A campanha abrangerá os restaurantes Bom Prato da capital paulista e municípios da região metropolitana onde a concessionária está presente. “Essa ação, realizada em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, visa beneficiar as pessoas que frequentam a unidade do Bom Prato Brás. As lâmpadas LED são mais eficientes e econômicas, e ajudam na redução do consumo de energia, proporcionando uma economia significativa aos clientes. Além de reduzir os gastos com a energia, as lâmpadas LED causam menos impactos ao meio ambiente quando descartadas”, diz a gerente de Sustentabilidade da Enel Distribuição São Paulo, Solange Mello.

Para efetuar a troca, basta levar uma conta de energia recente, um documento com foto e as lâmpadas antigas. Durante as trocas de lâmpadas, a equipe da Enel dará orientação sobre consumo consciente de energia.

O primeiro restaurante Bom Prato a receber a campanha foi a unidade do Brás, na capital paulista. Na semana seguinte, será a vez dos frequentadores do restaurante Bom Prato de Cotia terem a oportunidade de trocar suas lâmpadas.

Também receberão a campanha de Consumo Consciente as seguintes unidades do Bom Prato: 25 de março, Brasilândia, Campo Limpo, Capão Redondo, Carapicuíba, Cidade Ademar, Diadema, Embu das Artes, Grajaú, Cidade Dutra, Guaianazes, Heliópolis, Itaim Paulista, Itapevi, Itaquera, Jandira, Lapa, Limão, M´Boi Mirim, Osasco, Paraisópolis, Parelheiros, Perus, Santana, Santo Amaro, Santo André I, Santo André II – Vila Luzita, São Bernardo do Campo I, São Bernardo do Campo II, São Mateus, São Miguel Paulista, Taboão da Serra, Tucuruvi e Vila Nova Cachoeirinha.

 

O horário de funcionamento é a partir das 7h para o café da manhã. O almoço é servido às 10h30, preferencialmente para idosos, e às 11h para o público em geral. O jantar tem início às 17h.

Sobre o Bom Prato
Criado em 28 de dezembro de 2000, o programa Bom Prato tem como objetivo oferecer refeições saudáveis e de alta qualidade a um custo acessível à população de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade social.

Considerado o maior programa de segurança alimentar da América Latina, subsidiado por um Governo do Estado, atualmente a rede de restaurantes populares conta com 107 unidades instaladas no estado, sendo 73 fixas e 34 móveis. Os restaurantes fixos estão distribuídos da seguinte forma: 24 na Capital, 19 na Região Metropolitana de São Paulo, 21 no Interior, e 09 no Litoral.