pt en es

Governo de Sergipe e Energisa realizam visita técnica à nova estrutura da exposição Cores da Gente

O projeto do Instituto Banese e do Governo de Sergipe, com o patrocínio da concessionária de energia, será retomado em versão itinerante

A exposição ‘Cores da Gente – Imersão e Emoção’, projeto realizado pelo Instituto Banese e Governo de Sergipe, com o patrocínio da Energisa, vem aí em nova versão. Lançada na programação do Natal da Gente Sergipana 2021, a exposição interativa e sensorial que apresenta um panorama diversificado das artes visuais em Sergipe, será retomada em proposta itinerante.

Sua nova estrutura, um domo inflável com oito metros de diâmetro e quatro metros de altura, foi montada na tarde da última terça-feira, 19, no estacionamento do Museu da Gente Sergipana, e já recebeu a visita técnica do diretor-presidente da Energisa, Roberto Carlos Currais, do especialista de Eficiência Energética, Pedro Lins, e da business partner de Comunicação da Energisa, Janaína Ivo. Também esteve presente, representando o Governo do Estado de Sergipe, o secretário de Estado da Casa Civil, Jorginho Araujo.

Cores da Gente

A exposição é uma iniciativa cultural, educativa e lúdica que permite vivenciar a arte de forma diferenciada. A arte imersiva é a nova tendência entre exposições pelo mundo com grande capacidade de aproximar o público da obra de grandes artistas de diferentes épocas.

A mostra acontecerá dentro de um domo inflável, cujo ambiente interno se transforma em uma superfície de projeção das obras em movimento, com a necessária licença poética, mesclando imagens e sons, e tornando possível vivenciar experiências sensoriais emocionantes. Durante visita, o público terá a oportunidade de conhecer as representações artísticas de várias fases da história da arte em Sergipe, do século XIX ao XXI, por meio de 20 artistas póstumos sergipanos que são referenciais.

Para o diretor-presidente da Energisa, o projeto Cores da Gente é mais um reconhecimento da identidade sergipana. “Esse projeto apresenta a cultura do estado e fortalece a arte sergipana. Então, para a Energisa é uma honra participar dessa iniciativa juntamente com o Instituto Banese. A conexão da tecnologia com o que é regional é apaixonante e certamente suscitará muitas memórias e emoções nos sergipanos”, destaca Currais.

O secretário de Estado da Casa Civil, Jorginho Araujo, também ressaltou a importância do projeto para a valorização da cultura e o reconhecimento do legado de importantes artistas sergipanos. “É uma iniciativa que resgata a memória de artistas ilustres, que retrataram em suas obras uma parte importante de nossas raízes e de nossa história como povo. Para o Governo do Estado, é uma satisfação imensa construir caminhos que ajudem a aproximar ainda mais a população e contribuam para fortalecer o sentimento de pertencimento em relação às nossas manifestações artísticas”.

O diretor-superintendente do Instituto Banese, Ezio Déda, estava acompanhado durante visita da diretora de Programas e Projetos do Instituto Banese, Celiene Lima. Ele explica o processo de conversão do projeto Cores da Gente em uma versão itinerante. “Diante do sucesso de público da exposição Cores da Gente no Natal da Gente Sergipana, ficou o desejo de ampliar a iniciativa e proporcionar essa experiência aos mais diversos públicos. Entrar em contato com a arte e os nossos artistas através de uma imersão sensorial é uma vivência que podemos oferecer aos sergipanos, contribuindo com o acesso à cultura e à arte que existe no nosso estado”, destaca.

A visita contou ainda com a presença de Maria Regina Maciel, presidente do Instituto Efort, responsável pela produção do domo geodésico.

A inauguração da exposição itinerante Cores da Gente tem seu lançamento previsto para o mês de outubro, durante programação especial em alusão ao Dia da Sergipanidade.